Sessões ao vivo
Abertura do Congresso
Mesa de Abertura
Guerra cultural: uma reflexão a partir da universidade
Ciência e arte: onde a convergência nos ajuda no engajamento
Por uma licenciatura intercultural indígena no estado de São Paulo : lutas e perspectivas
Compromisso com a Construção de uma Nação: Universidade Pública e Democrática.
Congresso Acadêmico 2023 homenageia Ieda Longo Maugéri
Ieda Longo Maugéri foi docente do Departamento de Imunologia e atuou em cargos de gestão na Reitoria da Universidade Federal de São Paulo e no Campus São Paulo, durante 45 anos. Sua intensa participação como docente, tutora e orientadora de estudantes dos cursos de Medicina e Biomedicina lhe renderam diversas homenagens em cerimônias de formatura dos/as alunos/as, além da orientação de dezenas de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Foi coordenadora institucional do Programa de Iniciação Científica do CNPq no período de 2012 a 2017, organizando os Congressos “PIBIC” na Unifesp, em que estudantes de graduação apresentavam seus trabalhos científicos pela primeira vez.
Em 2015, a gestão da reitoria, conduzida pela Profa. Soraya Smaili propõe o desafio de um novo modelo de congresso, com integração e interlocução entre os diversos programas acadêmicos da Unifesp - incluindo a iniciação científica e tecnológica, mas também os programas de monitoria, Programa de Educação Tutorial (PET), iniciação à docência (PIBID), programas e projetos de extensão, atividades culturais, entre outros. Nascia ali o primeiro Congresso Acadêmico da Unifesp, que foi liderado de maneira pioneira por Ieda Maugéri no desafio de integração de saberes e de pessoas. Ieda esteve à frente da organização das edições do Congresso Acadêmico de 2015 a 2019, período no qual o congresso era exclusivamente presencial, e foi constantemente aprimorado e incluindo novas atividades.
Em 2022, repentinamente, Ieda deixa um espaço, mas segue sendo lembrada com o carinho de uma docente, pesquisadora e gestora em prol da Unifesp, em todas suas instâncias.
Em 2023, depois de três edições exclusivamente virtuais devido à pandemia por covid-19, o Congresso Acadêmico retoma atividades presenciais, porém sem perder a potência das atividades virtuais. Com o retorno à presencialidade, ao “abraço”, às apresentações científicas orais, e às rodas de conversa, resgatamos esse espírito do evento cultivado por Ieda: do encontro de conhecimentos e de pessoas. Prestamos uma homenagem à ela, reforçando a importância da atuação conjunta para alcançar nossa maior missão institucional: a de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com qualidade e em conexão com a sociedade, formando pessoas comprometidas para a construção de uma nação democrática, justa e solidária.